Segundo o Wikipedia, Código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos.
Eles representam os mais diversos tipos de informações, identificando de modo único, cada produto em um supermercado, por exemplo.

Além das famosas “barras”, nos últimos anos um novo conjunto de códigos visuais vem ganhando espaço, os famosos códigos bidimensionais. Estranho esse termo, não?! Mas, provavelmente, você já deve ter ouvido falar em QRCode.

QR Code, sigla em inglês para “resposta rápida”, é uma espécie de código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link, que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. O recurso foi criado há quase 20 anos no Japão e já é muito popular em vários países. No Brasil, o uso dele está crescendo aos poucos.

Obviamente existem vários tipos e modelos de códigos, por isso se torna extremamente útil que existam ferramentas nos quais possam ler todas essas variedades.

Veja no vídeo abaixo como construir um aplicativo leitor de código de barras para Android, usando Intel XDK e o plugin ‘BarcodeScanner’ do Apache Cordova.

CLIQUE AQUI e faça download do projeto ‘LeCodigo’.

Referências: