A tecnologia push é um sistema de distribuição de conteúdo da Internet em que a informação sai de um servidor para um cliente.

Como bem explica Jorge Aguilar, redator do site Mobilidade, é como se uma campainha fosse instalada em sua sala de estar. Toda vez que uma correspondência nova fosse entregue, o alarme soaria – dispensando a incômoda viagem até a sua caixa de correio.

No push, é o servidor (web, em geral) que avisa o celular que há algo lá para ele!

Iniciando os trabalhos

No vídeo abaixo, irei demonstrar como criar sistema completo de notificações push, que inclui um gerenciador (central de envio) de push e também o desenvolvimento de um aplicativo Android para receber notificações de push no dispositivo, utilizando a biblioteca PushPlugin do Apache Cordova.

Download*

* Não se esqueça de configurar as informações do Google Cloud Messaging conforme instruo no vídeo, pois apenas com elas todo o sistema irá funcionar sem problemas, desde o envio até o recebimento do Push!

Testes

Por trabalharmos com plugins de terceiros neste exemplo (PushPlugin), não conseguimos explorar os recursos e fazer o aplicativo funcionar através da Guia TEST (Intel XDK) ou através do App Preview.
Para testar a integração com o plugin de terceiros (no caso, PushPlugin), precisamos gerar uma build do aplicativo e testar em um dispositivo real, tal qual fiz no vídeo.

Referências