Qual a diferença entre Intel XDK, Apache Cordova e Phonegap?
Nos últimos dias recebi um email de uma leitora e aluna do Minicurso Intel XDK no qual me fez uma pergunta interessante e até corriqueira pra quem está começando a desenvolver aplicativos híbridos com Intel XDK.

Segue a mensagem:

“Sou aluna no Udemy do seu curso de Intel XDK, gostaria de uma ajudinha. Acabei de me formar em Ciência da Computação e estou com projetos na minha empresa.

Para desenvolver um aplicativo básico, só com informações e com pushnotification escolhi desenvolver com Phonegap, por ser um desenvolvimento mais rápido, porém me informaram da Intel XDK, me interessei mas não consegui achar informações palpáveis a respeito da diferença entre o Phonegap e Intel XDK. Você poderia me ajudar nessa dúvida?” [sic]
Compartilho abaixo a resposta para esta dúvida, da maneira mais simples e objetiva possível.
 
Segundo o Wikipedia: “PhoneGap é uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos móveis em código aberto. Ela se utiliza da tecnologia Apache Cordova para acessar a funções dos aparelhos móveis como acelerômetro, câmera e geolocalização, e permite por meio de alguns que os desenvolvedores criem aplicações utilizando HTML5, CSS3 e JavaScript sem a necessidade de depender de APIs específicas. Os aplicativos criados são compatíveis com iOS, Windows Phone e Android.”
 
Logo, o Intel XDK, como cito em uma das aulas do Minicurso Intel XDK, é uma IDE que possui recursos que permitem integrar a tecnologia Apache Cordova em projetos de aplicativos móveis.

Written by Diego Cavalca

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNILINS em 2012, atualmente Mestrando em Ciência da Computação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).